Notícias

« Voltar

Obras da Nova BR avançam com construção de Centro de Controle Operacional

25.11.2020

Prédio vai concentrar a operacionalização do sistema integrado de transporte na Região Metropolitana de Belém implantado pelo Governo do Estado

Toda a estrutura e alvenaria, reboco interno, rede de esgoto e de água fria do prédio do Centro de Controle Operacional (CCO) estão concluídos. A construção faz parte das obras da NovaBR e é nesse espaço que vai se concentrar a operacionalização do sistema integrado de transporte na Região Metropolitana de Belém implantado pelo Governo do Estado, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).

Obras no Centro de Controle Operacional (CCO) do sistema integrado de transporte na Região Metropolitana.

Além de avançada, a obra do CCO atende a critérios de sustentabilidade que trarão benefícios econômicos, sociais e ambientais à região. Todas as etapas da obra cumprem as regras exigidas pela certificação Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED). Esse modelo de construção tem como prioridade a eficiência, segurança e saúde dos trabalhadores, e leva em consideração o ciclo de vida do empreendimento, desde a concepção, construção e operação, até o descarte dos resíduos durante e após a obra.

Ainda nesta fase da obra, segue em andamento a montagem da cobertura do prédio, estrutura metálica que possui material com isolamento acústico especial, semelhante ao que é utilizado nas plataformas de ônibus nos terminais de integração (Ananindeua e Marituba). Também já se iniciou o serviço de infraestrutura das instalações elétricas e o sistema de dados e voz, assim como a montagem dos dutos do sistema de climatização.

Prédio está localizado no complexo do Estado, na avenida Augusto Montenegro.

Além do prédio principal, que é o CCO, a área é composta por mais três prédios auxiliares que vão sediar a guarita, abrigo de resíduos e subestação. Essas construções estão com 50% dos serviços concluídos. A próxima etapa é o acabamento, com previsão para o mês de dezembro de 2020, que receberá o revestimento externo em alumínio compacto metálico (ACM), estrutura que faz parte do projeto executivo que foi adequado de acordo com requisitos do LEED.

Fonte: Agência Pará/ NGTM

« Voltar