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Obras da Nova BR avançam com a construção de viaduto, túneis e Terminal de Integração

30.10.2020
As escavações dos túneis já iniciaram na área interna do Terminal de Integração de Ananindeua.

O Governo do Pará, por meio do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), prossegue as obras do Projeto Nova BR, que já está requalificando os primeiros 11,8 quilômetros da Rodovia BR-316 – principal via de entrada e saída de Belém -, a fim de implantar o sistema integrado de ônibus, o BRT Metropolitano.

Nesta etapa das obras, avançam as construções do Terminal de Integração de Ananindeua, do viaduto que vai interligar o Terminal à Rua Ananin, e dos túneis de acesso exclusivo dos ônibus ao Terminal. Toda a estrutura faz parte de um dos principais projetos de mobilidade urbana do Estado na Região Metropolitana de Belém, que deve beneficiar cerca de 2,5 milhões de pessoas.

As áreas destinadas às plataformas de ônibus estão recebendo acabamento na estrutura metálica.

Nesta semana, iniciaram as escavações das duas passagens inferiores, os túneis, na área dentro do futuro Terminal, localizado à altura do KM-07 da BR-316. Essa construção ocorre nas seguintes etapas: primeiro foram cravadas 5 mil estacas, de cerca de 12 metros de profundidade, que são muros de contenção e darão suporte às lajes e paredes laterais dos túneis, por onde trafegarão os ônibus BRT. Atualmente estão sendo feitas as escavações invertidas, sob a laje, que vão permitir a construção das duas pistas de rolamento dos ônibus, na entrada e saída do Terminal.

A obra do viaduto de Ananindeua segue na fase de construção da estrutura do tabuleiro, com o serviço de concretagem. Todas as equipes trabalham obedecendo a rigorosas normas de segurança e procedimentos de sustentabilidade.

Terminal de Integração – Simultaneamente, na área do Terminal de Integração (lado direito da BR no sentido Belém–Marituba), nas três plataformas de ônibus estão sendo executados serviços de acabamento da estrutura metálica, com início do telhamento da plataforma número 3, que será destinada às linhas de ônibus alimentadoras do sistema. A cobertura terá duas camadas de isolamento térmico, visando à diminuição da temperatura no espaço, e assim proporcionando mais conforto aos usuários de transporte.

As áreas destinadas às plataformas de ônibus estão recebendo acabamento na estrutura metálica.

Em uma área de aproximadamente mil metros quadrados, o prédio administrativo de três pavimentos, que também abrigará a Estação Cidadania, segue em fase de fechamento em alvenaria. Na área também está sendo construído o castelo d’água, com etapa de fundação concluída e em andamento a colocação dos pilares. Anexo ao prédio administrativo prossegue a construção da área do bicicletário, com capacidade para 80 bicicletas.

Fonte: Agência Pará / Ascom NGTM

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