Notícias

« Voltar

NovaBR utiliza tecnologia EAD para treinamentos de equipes

27.05.2019

O projeto NovaBR conta com uma plataforma de treinamentos e capacitação de seus trabalhadores que utiliza a tecnologia de Ensino à Distância (EAD) e a expertise do Portal de Treinamentos da OEC. Na primeira etapa, 60 trabalhadores estão passando por treinamentos para a certificação dentro de suas áreas de atuação.

A primeira turma está sendo certificada para atender a Norma Regulamentadora 12 (NR12), que exige uma carga mínima de cursos para o exercício de suas funções, entre eles mecânicos, eletricistas e operadores, além de motoristas de caminhões e operadores de máquinas como escavadeiras e carregadeiras.

A empresa disponibiliza para cada colaborador uma hora e meia de treinamento via EAD em seu Centro de Treinamento.  “Mas eles podem acessar o portal de qualquer local ou mesmo em suas casas. O aluno é monitorado quanto ao avanço do aprendizado e no final eles passam por uma avaliação para receberem seus certificados”, comenta o engenheiro mecânico Paulo Jeffery, responsável pelo Setor de Equipamentos da NovaBR.

O gerente de Treinamento e Engenharia da área de Equipamentos da OEC, Edivaldo Pereira de Freitas, explica que o sistema de ensino EAD facilita a certificação para os trabalhadores dos quais são exigidos conhecimentos essenciais para o desempenho de suas funções, e para os trabalhadores que querem adquirir conhecimento em outras áreas. Segundo ele, todos os trabalhadores têm direito de acesso aos treinamentos desde que sejam orientados por suas lideranças.

Para atender a orientação da NR 12 a formação foi dividida em duas etapas: uma teórica em EAD e outra prática, em que os supervisores complementam a aprendizagem no local de trabalho do aluno.

Aperfeiçoamento – O eletricista de automóveis José Jeferson Freitas é um dos alunos do curso de Eletricidade Básica do Portal de Treinamentos. Ele comenta que está revendo muitos conceitos de sua área de trabalho e aprendendo técnicas novas que ainda não conhecia. “Tenho certeza que este curso vai me abrir muitas portas. Estou aprendendo muito.  É fácil de acompanhar as aulas e eu posso estudar mesmo estando em casa”, considerou.     

De acordo com Edivaldo, no Portal de Treinamentos os alunos podem acessar mais de 58 cursos com certificados e na videoteca mais 128, estes sem certificação, mas que são base de conhecimento e informações disponíveis em qualquer tempo na web. O Portal de Treinamentos também oferta cursos em parceria com fabricantes como Bosch, Case, Goodyear, John Deere, Manitowoc e Volvo.

Diariamente as equipes participam de treinamentos necessários para atuar com qualidade e segurança.
« Voltar