Notícias

« Voltar

NovaBR lança Programa Infância de Direitos

31.05.2019
Trabalhadores da obra participaram do diálogo sobre o enfrentamento à violência sexual infanto juvenil.

A NovaBR, obra de requalificação da rodovia BR 316 na Região Metropolitana de Belém, implantou nesta sexta, dia 31, o Programa Infância de Direitos que tem o objetivo de promover ações integradas e eficazes para o enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil. No Pará, segundo informações da Fundação ParaPaz, de janeiro a abril deste ano, 328 casos de abuso foram registrados na unidade de acolhimento às vítimas – 134 somente em Belém.

O evento de lançamento teve a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ananindeua, e contou com a presença do conselheiro tutelar Walcircley Alcântara, que falou sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. “Falar para um grande número de trabalhadores sobre este enfrentamento é uma forma de multiplicar a mensagem. Lembrando que muitos casos de violência ocorrem dentro das nossas próprias casas e quanto mais falarmos sobre o assunto, mais estaremos combatendo este tipo de crime”, destacou Walcircley.

O evento teve parceria com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ananindeua.

O programa é uma iniciativa da OEC – Odebrecht Engenharia e Construção, responsável pela execução da NovaBR, como forma de contribuir com ações continuadas, com foco na informação para a prevenção fazem parte da conscientização dos trabalhadores sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, evidenciando as penalidades previstas no Código Penal Brasileiro para este crime. Assim, o programa será desdobrado em diversas ações ao longo do projeto, como a exibição de vídeos, documentários e filmes relacionados ao tema e pressupõe parcerias com entidades ligadas ao tema, de modo a ampliar conteúdo e atuação do projeto. O ajudante de obras Paulo Carvalho, 30 anos, tem dois filhos, um de 4 e outro de 2 anos, e comenta que é sempre bom ficar atento e buscar informações para proteger suas crianças. “A gente nunca sabe quem pode chegar perto de nossos filhos”, ressaltou.

Campanha se desdobra em diversas ações como acesso a informações sobre denúncias no Disque 100.

O Infância de Direitos se fundamenta no compromisso da empresa que pressupõe a superação de seu dever legal e define uma atuação sustentável, ancorada na compreensão dos riscos sociais de sua atividade, das tendências e prioridades da sociedade, bem como no atendimento das convenções e requisitos aplicáveis aos locais que recebem suas operações. Para o gerente de contrato da NovaBR, André Araújo, é gratificante ver os trabalhadores reunidos em torno de um tema de tamanha importância como este. “Falar sobre o assunto e trazer mais consciência para cada um de nós de que temos que fazer nossa parte para diminuir os números desta realidade”, ressaltou André.

Assim, a OEC se compromete com o desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros, saudáveis, diversos e isentos de discriminação em que os direitos humanos sejam respeitados e promovidos em sua integralidade e garante que sejam estabelecidas relações respeitosas e positivas com todos que vivem, trabalham e interagem em sua área de influência. “O objetivo é que nossos Integrantes tomem consciência de quão grave são estes crimes e dos problemas que ele pode trazer para a vida dos envolvidos num caso como este”, ressalta o Gerente de Sustentabilidade da NovaBR, Cláudio Barros.

« Voltar