Notícias

« Voltar

NovaBR investe na conscientização para combate à violência contra crianças e adolescentes

09.09.2019

Programa Infância de Direitos é iniciativa da OECI nas regiões onde atua

O Brasil ocupa a 11ª colocação no ranking de países que mais cometem violência sexual contra crianças e adolescentes. O dado, extraído do relatório Out of the Shadows, da revista The Economist, em 2019, revela que muito ainda precisa ser feito pela segurança de crianças e adolescentes no país. Nesse sentido, a NovaBR, obra de requalificação da BR-316, no Pará, investe no Programa Infância de Direitos, uma agenda da Odebrecht Engenharia e Construção Internacional (OECI) que promove ações educativas para os Integrantes com objetivo de combater abusos e a exploração sexual infantojuvenil.

Em agosto, a campanha teve mais uma etapa: a distribuição de cartilhas educativas que apresentam, em cinco capítulos, uma narrativa que traz informações e orientações sobre o assunto. Para o gerente de Contrato da NovaBR, André Araújo, “debater o tema é fundamental para que todos tenhamos consciência de que temos que fazer nossa parte para diminuir os números desta realidade”.

Para a assistente social da NovaBR, Aline Santos, o programa é uma ferramenta para que Integrantes levem conhecimento às suas famílias na missão de observar e denunciar casos de violência, abuso e exploração de menores. “O objetivo das cartilhas é que a informação seja levada com qualidade e transparência para as casas dos Integrantes formando, assim, bases para combater qualquer tipo de abuso dentro e fora do lar”, afirma.

Infância de Direitos

O Programa Infância de Direitos se fundamenta no compromisso da OECI que pressupõe a superação de seu dever legal e define uma atuação sustentável, ancorada na compreensão dos riscos sociais de sua atividade, das tendências e prioridades da sociedade, bem como no atendimento das convenções e requisitos aplicáveis aos locais que recebem suas operações.

Assim, a OECI se compromete com o desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros, saudáveis, diversos e isentos de discriminação, em que os direitos humanos sejam respeitados e promovidos em sua integralidade. Dessa forma, a empresa busca garantir que sejam estabelecidas relações respeitosas e positivas com todos que vivem, trabalham e interagem em sua área de influência. “O objetivo é que nossos Integrantes tomem consciência de quão grave são estes crimes e as implicações que trazem para a vida dos envolvidos”, ressalta o gerente de Sustentabilidade da NovaBR, Cláudio Barros.

« Voltar