Notícias

« Voltar

NovaBR contrata estudantes para o Programa Estágio de Férias

15.07.2019

Neste mês de julho, a NovaBR, projeto de requalificação da BR-316 do Governo do Estado do Pará, recebe oito universitários para o Programa Estágio de Férias. A iniciativa da Odebrecht Engenharia e Construção (OEC), empresa executora das obras, é uma oportunidade para os estudantes aproveitarem o período de recesso nas instituições de ensino e buscarem qualificação e inserção no mercado de trabalho.

Entre os selecionados estão estudantes de Engenharias Civil e Mecânica, Administração, para atuar nas frentes de Construção Civil, Produção, Administração e Segurança do Trabalho na NovaBR.

Para a aluna do 8º período de Engenharia Civil da Universidade Federal do Pará (UFPA), Andreia Almeida, este é um momento de compreender os desafios da carreira e ter a chance de fazer parte de uma obra que trará benefícios para toda a população da Região Metropolitana de Belém. “Aproveitar o que seria tempo livre para aprender com quem tem experiência na profissão, ainda mais em um projeto desse porte, é fundamental para sabermos o que vem pela frente depois da faculdade”, acredita.

Na NovaBR, os estudantes do estágio de férias atuam em dia a dia de uma grande obra de infraestrutura.

O Programa Estágio de Férias da OEC foi criado em 2011, e somente neste ano contou com mais de 20 mil inscritos. Além da análise curricular, os candidatos passam por testes e entrevistas. O estágio tem duração de 30 dias e os estudantes recebem certificado, além de uma ajuda de custo durante o período do contrato. 

“Na NovaBR abrimos a seleção apenas para alunos da Região Metropolitana de Belém, no sentido de oportunizar o primeiro contato dos estudantes desses municípios com uma grande obra de infraestrutura”, observa o gerente Administrativo-Financeiro da NovaBR, Marcelo Reis. 

A edição de julho de 2019 do Estágio de Férias aprovou 26 estudantes em todo o Brasil, sendo 30% das vagas destinadas à NovaBR. “Estamos abrindo as portas do mercado de trabalho e desenvolvendo ações de oportunidades porque acreditamos na nova geração”, afirma Reis.

Estágio de Férias

Criado em 2011, o programa Estágio de Férias é uma iniciativa da OEC com a finalidade de proporcionar aos estudantes universitários uma oportunidade de estágio durante o período de férias estabelecido pelo calendário da universidade. Além de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, os estudantes selecionados tem a oportunidade de vivenciar cultura de canteiros de obras de grande estruturas, por meio da troca de experiências e interação com os líderes da Organização.

NovaBR

Foram iniciadas em janeiro de 2019, as obras de requalificação da BR-316, principal via de acesso rodoviário à capital paraense. A intervenção na via consiste em transformar a rodovia urbana em uma avenida com a implantação de pistas com três faixas de rolamento com pavimento flexível nos dois sentidos, uma faixa em cada sentido exclusiva para o BRT (Bus Rapid Transit), duas ciclovias, sendo uma em cada sentido, gramado próximo à ciclovia, dois passeios para circulação de pedestres com 2,5 metros de largura, faixa de piso tátil, rampas de acessibilidade e mobiliário urbano. Além disso, estão previstos dois terminais do BRT, quatro túneis de acesso subterrâneo aos terminais e o viaduto de Ananindeua, que permitirá a ligação direta entre as áreas ao sul da BR-316. O sistema vai disponibilizar serviço de transporte público que atenderá a uma população de cerca de 1 milhão de pessoas. A estimativa é que, quando concluído, contribua para reduzir pela metade o tempo da viagem até o centro de Belém. As obras são executadas pela OEC, vencedora de licitação internacional que conta com aporte de recursos da agência de fomento do Japão, a Jica.

« Voltar