Notícias

« Voltar

NovaBR celebra o Dia Mundial Do Meio Ambiente com ações de conscientização

07.06.2021

A celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente ocorre neste sábado, 05 de junho. A data tem o objetivo de alertar sobre a importante missão de preservar a natureza, com pequenas ações que qualquer pessoa pode adotar. Para celebrar a data, a NovaBR iniciou uma programação para conscientizar Integrantes sobre a importância da preservação ambiental. Foram diversos treinamentos com as equipes de campo e administrativas, entrega de mudas para moradores de bairros nos arredores da obra também para Integrantes.

Para a bióloga do Meio Ambiente da NovaBR, Ariadne Maia, a programação é importante para mostrar o quanto pequenas atitudes contribuem na preservação da natureza. “Vivemos em uma região muito rica em fauna e flora, e a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade coletiva, por isso é necessário levar o máximo de informações para comunidades e Integrantes”, afirma Ariadne.

Monitoramento – Além das ações para a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, a NovaBR executa diversos programas permanentes de conservação e monitoramento do controle ambiental dentro e fora da obra. O Programa de Controle Ambiental da obra conta com os monitoramentos de avifauna e fauna sinantrópica em áreas vizinhas aos canteiros, além dos monitoramentos de fumaça em equipamentos, kits de mitigação em áreas com riscos de contaminação de solos e extensas campanhas de conscientização sobre coletas seletivas, diminuição de copos plásticos e redução no consumo de energia elétrica.

Requalificação – As obras de requalificação da BR-316 ocorrem nos primeiros 10,8 quilômetros da via, do trecho entre o Entroncamento até a área próxima à entrada da Alça Viária. Estão sendo construídos os terminais de integração, Ananindeua e Marituba, um viaduto de acesso ao Terminal de Ananindeua, quatro túneis (dois em cada terminal) exclusivos para os ônibus do BRT Metropolitano, 13 conjuntos de estações de passageiros no canteiro central da rodovia, 13 novas passarelas para pedestres com acessibilidade, nova rede de drenagem, calçadas, iluminação pública, ciclovias (em ambos os sentidos), paisagismo e o Centro de Controle Operacional (CCO), que concentrará a operacionalização do sistema integrado de transporte. O projeto prevê ainda obras viárias e de estações de passageiros para integração ao longo da avenida Almirante Barroso.

« Voltar