Notícias

« Voltar

NovaBR acompanha avifauna na região metropolitana

07.06.2021

A equipe de Meio Ambiente da NovaBR desenvolve o programa de Monitoramento da Avifauna nos arredores dos 10,8km da obra. A atividade monitora a presença de aves nos três municípios de atuação do projeto, sobretudo em áreas de matas localizadas nos entornos dos canteiros de obras, em Belém, Ananindeua e Marituba, além do Parque Municipal Antônio Danúbio (Ananindeua), e o Parque Estadual do Utinga (Belém).
Para a bióloga Ariadne Maia, da NovaBR, a atividade observa o comportamento dos animais ao longo da BR-316, como posição de ninhos e locais de alimentação, buscando informações que ajudam a entender a dinâmica na região. “Já observamos espécies que estão ameaçadas de extinção e animais que não são comuns na Região Metropolitana de Belém”, afirma Ariadne.

Requalificação – As obras de requalificação da BR-316 ocorrem nos primeiros 10,8 quilômetros da via, do trecho entre o Entroncamento até a área próxima à entrada da Alça Viária. Estão sendo construídos os terminais de integração, Ananindeua e Marituba, um viaduto de acesso ao Terminal de Ananindeua, quatro túneis (dois em cada terminal) exclusivos para os ônibus do BRT Metropolitano, 13 conjuntos de estações de passageiros no canteiro central da rodovia, 13 novas passarelas para pedestres com acessibilidade, nova rede de drenagem, calçadas, iluminação pública, ciclovias (em ambos os sentidos), paisagismo e o Centro de Controle Operacional (CCO), que concentrará a operacionalização do sistema integrado de transporte. O projeto prevê ainda obras viárias e de estações de passageiros para integração ao longo da avenida Almirante Barroso.

« Voltar