A maior obra de mobilidade do Estado vai trazer inúmeros benefícios para os paraenses que utilizam a BR-316. Em breve, você terá uma via moderna, iluminada, arborizada e com um sistema de BRT conectando Belém, Ananindeua e Marituba.

Entenda o projeto

O projeto de requalificação da BR-316 cruza os municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba somando 10,8 quilômetros de extensão. A obra irá otimizar a mobilidade interna aliada à necessidade de um sistema eficiente de transporte público por ônibus. Atualmente o transporte na rodovia é fortemente prejudicado pelo aumento no fluxo de transporte e o alto incremento de veículos na frota do estado.

Serão construídas pistas com três faixas de rolamento e pavimento flexível nos dois sentidos, uma faixa em cada sentido exclusiva para o BRT (Bus Rapid Transit), duas ciclovias arborizadas, sendo uma em cada sentido, duas largas calçadas para circulação de pedestres com 2,5 metros de largura, faixa de piso tátil, rampas de acessibilidade e mobiliário urbano.

Também serão instalados 13 conjuntos de estações de passageiros e 13 novas passarelas de pedestres ao longo do canteiro central. Estão previstos também o Centro de Controle Operacional (CCO), quatro túneis de acesso subterrâneo aos terminais – Marituba e Ananindeua – e o viaduto de Ananindeua, que permitirá a ligação direta entre as áreas ao sul da BR, como conjunto Julia Seffer e Aurá à Cidade Nova.

Além da requalificação, haverá a implantação do sistema troncal de ônibus, que vai reordenar o trânsito dos coletivos entre Região Metropolitana e a capital. Na prática, o tempo de viagem se torna menor e mais seguro, e ainda reduz o tráfego no principal corredor de entrada e saída de Belém, proporcionando maior qualidade de vida à população.  O sistema vai disponibilizar serviço de transporte público que atenderá a uma população de cerca de 1 milhão de pessoas.

Galeria

Trechos da NovaBR


Durante o Verão

Serão feitas as obras de implementação de ciclovias nas duas direções, amplas calçadas, pavimentações, drenagem e o paisagismo da NovaBR.

Durante a Chuva

Neste período estão sendo realizadas obras civis e a construção de estações de embarques no canteiro central e do Centro de Controle Operacional (CCO).

Documentos da obra