Notícias

« Voltar

Meio ambiente é monitorado pela NovaBR

25.11.2020

Na NovaBR, investimentos em infraestrutura e preservação ambiental andam lado a lado. Afinal, um dos objetivos da obra é melhorar as condições de mobilidade da área metropolitana de Belém, para que mais pessoas passem a utilizar o transporte coletivo e com isso diminuindo as emissões atmosféricas no meio ambiente.

Além disso, o Programa de Controle Ambiental da NovaBR atua para prevenir possíveis impactos causados pela obra e propor ações de conservação do meio ambiente, na área de abrangência do projeto, que envolve as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba.

Um bom exemplo disso foi o transplante de duas Samaumeiras da rodovia, que hoje se desenvolvem com saúde em uma das pétalas do viaduto do Coqueiro. O Projeto prevê ainda a implantação de cerca de 1.600 mudas e 26 diferentes tipos de árvores, como novos componentes paisagísticos. Essa etapa será executada no final da obra.

Árvore símbolo amazônico cresce com vitalidade após transplante.

Controle de fauna sinantrópica

Animais sinantrópicos são espécies que se adaptaram a viver no mesmo ambiente que o ser humano, como é o caso de pombos, ratos, mosquitos e até mesmo as abelhas. Alguns animais sinantrópicos podem transmitir doenças e causar danos à saúde de seres humanos e outros animais. Na NovaBR é realizado um acompanhamento dessa fauna, inclusive com coleta de mosquitos em áreas de matas ao redor das obras, para identificação das espécies e verificação da presença de focos de doenças como dengue, malária e zika vírus.  

Técnicos acompanham periodicamente o ambiente da área de abrangência do projeto.
« Voltar